Entenda o motivo da importância entre conhecer a diferença entre planejamento financeiro e estratégico no momento de captação de novos clientes

Termos mais do que comum dentro da realidade contábil em qualquer empresa, seja onde for, o planejamento estratégico e o planejamento financeiro, que, ao contrário do que muitos pensam, estão em casas completamente diferentes. O intuito deste artigo é que você venha entender melhor esses moldes de planejamento e venha diferenciá-los de forma prática.

As diferenças

Quando o planejamento se atenta apenas ao balanço financeiro da empresa, sem levar em consideração os fatores externos de mercado, podemos dizer que o serviço prestado foi de planejamento financeiro. Porém, caso houvesse um interesse da empresa, o planejamento poderia ser expandido dentro do conceito estratégico. Isso porque, todas as vezes que o planejamento é feito visando apenas as projeções financeiras, ele precisa analisar o conceito do mercado e da empresa internamente para chegar a essas conclusões, podendo também expandir o seu serviço projetando o futuro geral da empresa, segmentando-a ao mercado, fazendo, assim, um planejamento estratégico.

Quando falamos de planejamento estratégico, falamos em um serviço contábil amplo que passa por todas as esferas da empresa, estudando o mercado, clientes, concorrência etc. Já o planejamento financeiro é restrito na previsão de orçamentos, listas de trâmites financeiros periódicos e balancetes.

Processo

Para entendemos o processo que diferencia o planejamento financeiro do planejamento estratégico, basta observarmos a sequência a seguir:

  1. Orçamento anual com foco funcional, o planejamento financeiro não visa o estudo do ambiente, pois é pragmático;
  2. Planejamento baseado em previsão, tem a inclusão do planejamento financeiro de cunho plurianual para uma perspectiva mais robusta;
  3. Planejamento quando é orientado de forma externa, é feito uma análise detalhada da empresa com foco na competitividade;
  4. Planejamento estratégico, com a conjectura estratégica definida estritamente pela contabilidade, para o planejamento geral de negócio da empresa.

De modo geral, as duas primeiras categorias listadas contabilizam de forma integral as perspectivas financeiras, correspondendo, assim, apenas aos resultados monetários da empresa. Já os dois últimos passos do processo são mais amplos e, aí sim, acampam a ideia de planejamento estratégico.

Orçamento

Muitas pessoas utilizam-se do termo “orçamento” para referir-se sobre planejamento financeiro, porém, se enganam que o planejamento de finanças é algo recorrente à empresa, já o orçamento desempenha um caráter mais anual. O planejamento financeiro, no caso, tem um ponto de partida e um ponto onde quer chegar dentro dos seus estudos de desempenho e previsões estratégicas, o que, por si só, também difere-se do planejamento estratégico, que é mais amplo e minucioso.

Fale Conosco

Se você procura uma contabilidade em Belo Horizonte para sua empresa, entre em contato com a Valor Contábil.
Contatos:
Email – valorcontabil@valorcontabil.net
Telefone – (31) 3224-2972