Recupere ou mantenha o foco e a motivação dos funcionários da sua empresa

Títulos como os desse texto tendem a ser muito chamativos, pois vendem o sucesso como bula de remédio ou receita de bolo, porém, toda “estratégia mirabolante” precisa vir junto a muito trabalho e esforço e este só adquirido com inspiração. O que pode também ser chamado de motivação. Mas quando a motivação de um integrante da equipe é apenas algo que remete a ele mesmo, o trabalho deixa de ser coletivo e volta-se para o individual. Por isso, a empresa como um todo por meio do seu ambiente de trabalho precisa ser um fator de motivação e inspiração.

Sem inspiração, não adianta a melhor gestão empresarial e estratégia de gerenciamento efetivo da sua empresa. Produtividade só se conquista com motivação, pois você precisa entender que toda equipe é constituída por pessoas e na sua empresa não é diferente.

Sempre que possível, gestor, olhe para os funcionários da sua empresa e busque o conhecê-lo melhor para que você venha ter um relacionamento pessoal com a sua equipe. O bem-estar do indivíduo é o benefício de um todo, quando falamos sobre gestão empresarial.

Nesse artigo, você vai conferir então a receita de sucesso para qualquer receita de sucesso, a inspiração da equipe da sua empresa.

1. Engaje a filosofia da empresa

A sua empresa tem um motivo para existir, e mesmo que esse motivo venha ser estritamente pessoal, ele possui algum fator de motivação, seja em sua história, devido a sua filosofia ou forma que foi montado. O que você precisa fazer então? Deixar esse fator de empatia acessível a sua equipe. A filosofia da empresa pode ser um fator direcional impecável para inspirar a sua equipe.

Como cantado por Raul Seixas na sua canção “Prelúdio”: “Sonho que se sonha só é sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”, então, faça com os sonhos da sua empresa venham a ser sonhados de forma coletiva, com toda a sua equipe sonhando juntos em busca da tão sonhada realidade.

2. Além da filosofia, valor

Filosofia é algo demasiadamente importante, e se não fosse nem encabeçaria a lista de fatores de inspiração, mas a filosofia sozinha não conduz a empresa. A estratégia de usar a filosofia como um auxiliador na motivação dos funcionários da sua empresa adentra o campo da empatia, ms os valores é que movem o campo do projeto profissional.

O reflexo desse valor sempre precisará, também, estar acampado no valor financeiro desembolsado, por isso, os funcionários vão precisar estar sempre valorizados financeiramente, com salários e benefícios em dia. E isso tudo faz parte da sua organização como gestor. A contabilidade da empresa em seu planejamento de gestão é fundamental para o sucesso desse setor.

Converse com seus funcionários e procure dicas que eles possam dar para o relacionamento e os desempenhos da empresa. Os valores da empresa continuam rotativos e a formação de funcionários é um grande reflexo nessa atuação.3. Atente-se as questões pessoais

Muito maior do que a sua empresa são as pessoas que as compõe. Claro que a sua empresa tem um valor significante na sua vida, até mesmo a confundido em valores com a sua, e você é importante. Porém, o motivo do nosso comentário é que o fator humano sempre vai ser mais importante, e o seu negócio é constituído por um conjunto de pessoas que precisam ser tratadas como pessoas de forma específica e especial.

Utilize do estímulo no intuito de extrair respostas positivas em sua equipe, mas não faça da sua empresa um antro de troca de favores, mas que o ambiente de trabalho seja tão agradável que as funções e trocas entre pessoas venha a ser natural até mesmo quando fogem da obrigatoriedade. Que a sua empresa venha ser um local de prazer profissional.

Nesse caso, você precisará ser mais um gestor de pessoas do que de empresa e fatores de conhecimento universal e o conhecimento por meio da relação humana pode agregar muito no sucesso da sua equipe.

4. Crie desafios

Se sua equipe está na Zona de Conforto, o ambiente de trabalho é bom, os funcionários estão satisfeitos com suas condições de trabalho, todos tem a oportunidade de crescer e etc., isso pode gerar falta de motivação dentro da empresa. Essa é a hora de criar desafios para motivar sua equipe.

Por mais que uma empresa ande bem, ela nunca deve se acomodar e fazer com que seus funcionários percam o gás.

Mostramos algumas dicas de como motivar sua equipe e aumentar o seu entusiamo, mas existem outras. De toda forma, a inspiração é um combustível fundamental para que sua empresa trace uma rota de sucesso.

Fale Conosco

Se você procura uma contabilidade em Belo Horizonte para sua empresa, entre em contato com a Valor Contábil.
Contatos:
Email – valorcontabil@valorcontabil.net
Telefone – (31) 3224-2972